18/03/2014
Dedicação de tietes é essencial na carreira de um ídolo. E o que esses fãs esperam em troca de tanta devoção?
18 de março é Dia do Fã, mas quem pretende ser famoso e permanecer em evidência deveria agradecer a eles todos os dias. Por seus ídolos, eles se mobilizam e fazem qualquer negócio. Que nunca ninguém duvide do poder de um fã-clube.
O “Melhores do Ano” de 2014, que foi ao ar no "Domingão do Faustão", teve lágrimas, dedicatórias e muitos agradecimentos aos fãs. Sendo uma premiação de voto aberto na fase final (a pré-seleção é feita por funcionários da Globo e afiliadas), é comum que artistas com fã-clubes dedicados levem a melhor.
Paolla Oliveira mostrou isso em seu discurso após desbancar Susana Vieira e Vanessa Giácomo. "É uma questão de público, não de talento", afirmou a atriz. “Os fãs fazem as coisas se multiplicarem. Só de estar aqui, fecho um show por dia", confirmou Ivete, também premiada. Luan Santana e Anitta, que também saíram com troféus em mãos, repetiram frases parecidas, mostrando o quanto o trabalho do fã é importante na carreira de um artista.
De fora do "Melhores do Ano", a banda Calypso já participou de diversas premiações. De acordo com Ágatha Santos, assessora da banda que tem um forte contato com os fã-clubes, todos os prêmios já faturados por eles se devem aos fãs. "Eles já ganharam Prêmio da Música Brasileira, Troféu Imprensa, o Chimbinha já ganhou como Guitarrista dos Sonhos da MTV. Todos os prêmios são votações populares. Então com certeza isso se deve aos fãs. São eles que ficam a madrugada inteira lá votando", afirma Ágatha.
Questionada sobre o quanto de seu sucesso se deve aos fãs, Joelma é direta: "com certeza 100%. Não me canso de dizer que eles são presentes que Deus nos deu. Eles viajam de um estado para o outro atrás da banda, nos apoiam em tudo, acompanham nosso trabalho há 15 anos e nos dão mais força para continuar".
As vitórias atribuídas aos fãs não são apenas em premiações. Viviane Araújo, por exemplo, levou R$ 1,5 milhão após vencer "A Fazenda" por conta de devoção de seus fã- clubes. "Se não fossem eles, a vitória não seria possível. Muita gente admira a Vivi, mas não são de ficar em votações. Os fãs ajudaram bastante", afirmou Pedro Henrique do Nascimento, presidente do Vivianáticos, o maior fã-clube dedicado à modelo e atriz.
O outro lado da moeda
E o que os fãs querem em troca de tanta dedicação? A possibilidade de se aproximar e de ser reconhecido pelo ídolo é o que mais encanta os fãs. "Eles ganham a proximidade do ídolo. Os mais ativos acabam se tornando mais presentes. Os ídolos reconhecem mais. Tem essa troca. Tem fã da Dulce (María, cantora mexicana) que foi para o México e que ela recebeu em casa. A mãe da Dulce veio para o Brasil e jantou com os fãs. Então o cara quer estar perto", explicou Mariana Madjarof, assessora da cantora no Brasil.
A possibilidade de ganhar ingressos, participar de eventos fechados com os artistas, visitar o camarim após as apresentações e ter um lugar privilegiado nos shows também são atrativos para os integrantes de fã-clubes.
Para Paloma Andrade de Morais, que preside o Fã Clube Oficial de São Paulo do SPC há dez anos, "o acesso às informações de forma mais rápida e aos sorteios para encontrar o ídolo" foram os temas que a motivaram a integrar um fã-clube.
Fã-clube em parceria com o escritório
Raramente os fã-clubes estão sozinhos. Em grande parte das vezes, algum representante do artista ou do escritório está em contato com eles. Isso facilita para os dois lados.
Para os fãs, é bom ter alguém próximo para ter informações mais precisas. "Quando eles sabem que estaremos em alguma cidade, eles me passam mensagem direto falando 'pelo amor de Deus'. Aí pedem para saber o horário, em qual voo ela vai chegar. Às vezes nem eu sei ainda e já estão querendo", afirmou Débora Martinez, assessora de Viviane Araújo.
Assim como colabora com os fãs, ela e outras assessoras têm a ajuda dos grupos quando precisa. "Uso muito o apoio deles. Eles conseguem efetivamente fazer todas as ações, capas de revistas, programas. Algum tempo atrás, queria levar um artista meu que ainda tinha contrato com o SBT ao programa 'Altas horas', da Globo. Conseguimos isso com a força dos fã-clubes, que levantaram hashtags no Twitter e fizeram campanhas nas redes sociais", contou Mariana Madjarof.
Brigas entre rivais
Se as brigas entre fãs de artistas diferentes é esperada, a entre fã-clubes do mesmo ídolo também é bastante comum. Isso porque não importa quantos membros tem cada grupo, mas sim o barulho que fazem, se têm blog, se atualizam página no Facebook e se são integralmente dedicados ao artista. Isso gera um sentimento comum de qualquer relação: ciúme.
"Entre fãs existe ciúme por uns acharem que têm mais ou menos acesso ao artista através dos sorteios de camarim. Já as brigas entre fãs de outros artistas existem por críticas ao seu ídolo, fazendo ter alguma discussão virtual, cada fã defende o seu ídolo com unhas e dentes", contou Paloma Andrade, do fã-clube do Só pra Contrariar.
Pedro Henrique divide a mesma ideia. "Um quer ser melhor que o outro, postar notícia antes na sua página, outro copia. Então brigas acontecem bastante", contou o presidente do Vivianáticos. E engana-se quem acha que a maior briga dos fãs da atriz seja com os tietes de Gracyanne Barbosa. "Com os da Gracyane nem tanto. Mas com os da Nicole Bahls é demais. Pelas brigas que elas tiveram na 'Fazenda'", explicou.
Talvez a rixa mais famosas entre fãs, dentro e fora das redes sociais seja entre fãs de Ivete Sangalo e Claudia Leitte. A fama de divergências entre os admiradores respinga sempre nas próprias artistas, que já declararam diversas vezes que não há nenhum problema entre elas.
Priscila Cunha, que cuida dos fã-clubes do Só pra Contrariar, tenta minimizar essas discussões entre fãs. "Incentivamos uma base de cadastro única para todos. A ideia é minimizar essa divisão que acaba gerando ainda mais competição e rixas. Mas há sempre a formação de grupos que pensam diferente e que, de alguma forma, procuram conseguir mais espaço que os grupos 'rivais'".
Quando todo mundo ganha
As brigas entre os times é deixada para trás quando um deles investe em ações sociais, como aconteceu recentemente com um dos fã-clubes do Sorriso Maroto. O grupo iniciou uma campanha de doação de sangue e criou uma página no Facebook, atraindo fãs de todos os lados.
Outro momento em que todo mundo ganha e esquece as rixas é quando um artista pede ajuda dos fãs para fazer um novo trabalho. A banda mineira J. Quest contou com a ajuda dos admiradores para produzir a faixa 'Um Grito de Gol'. A canção está disponível na internet.
Outro momento colaborativo é o "Mettalica by Request", projeto em que o grupo de rock homenageia os fãs. Assim, o público fica responsável por escolher 17 das 18 músicas do repertório do show, como vai acontecer na apresentação da banda no dia 22 de março, em São Paulo.
Novas premiações
Em breve haverá uma nova premiação, que conta em partes com o voto popular: o Troféu Imprensa. Mas, sabendo da força dos fãs, a equipe deve minimizar esse efeito de "vencem os que têm mais fãs".
"Sabemos que os fã-clubes são verdadeiros divulgadores, porém (no caso do Troféu Imprensa) nem sempre a decisão vem deles, até porque cada um só pode votar uma única vez. O sistema de segurança bloqueia votos duplicados, ou seja, o voto é válido por cada CPF", informou Elaine Nogueira, diretora do Troféu Imprensa há 14 anos.
Fonte:ig gente: Por Marília Neves
18 de março é Dia do Fã, mas quem pretende ser famoso e permanecer em evidência deveria agradecer a eles todos os dias. Por seus ídolos, eles se mobilizam e fazem qualquer negócio. Que nunca ninguém duvide do poder de um fã-clube.
O “Melhores do Ano” de 2014, que foi ao ar no "Domingão do Faustão", teve lágrimas, dedicatórias e muitos agradecimentos aos fãs. Sendo uma premiação de voto aberto na fase final (a pré-seleção é feita por funcionários da Globo e afiliadas), é comum que artistas com fã-clubes dedicados levem a melhor.
Paolla Oliveira mostrou isso em seu discurso após desbancar Susana Vieira e Vanessa Giácomo. "É uma questão de público, não de talento", afirmou a atriz. “Os fãs fazem as coisas se multiplicarem. Só de estar aqui, fecho um show por dia", confirmou Ivete, também premiada. Luan Santana e Anitta, que também saíram com troféus em mãos, repetiram frases parecidas, mostrando o quanto o trabalho do fã é importante na carreira de um artista.
De fora do "Melhores do Ano", a banda Calypso já participou de diversas premiações. De acordo com Ágatha Santos, assessora da banda que tem um forte contato com os fã-clubes, todos os prêmios já faturados por eles se devem aos fãs. "Eles já ganharam Prêmio da Música Brasileira, Troféu Imprensa, o Chimbinha já ganhou como Guitarrista dos Sonhos da MTV. Todos os prêmios são votações populares. Então com certeza isso se deve aos fãs. São eles que ficam a madrugada inteira lá votando", afirma Ágatha.
Questionada sobre o quanto de seu sucesso se deve aos fãs, Joelma é direta: "com certeza 100%. Não me canso de dizer que eles são presentes que Deus nos deu. Eles viajam de um estado para o outro atrás da banda, nos apoiam em tudo, acompanham nosso trabalho há 15 anos e nos dão mais força para continuar".
As vitórias atribuídas aos fãs não são apenas em premiações. Viviane Araújo, por exemplo, levou R$ 1,5 milhão após vencer "A Fazenda" por conta de devoção de seus fã- clubes. "Se não fossem eles, a vitória não seria possível. Muita gente admira a Vivi, mas não são de ficar em votações. Os fãs ajudaram bastante", afirmou Pedro Henrique do Nascimento, presidente do Vivianáticos, o maior fã-clube dedicado à modelo e atriz.
O outro lado da moeda
E o que os fãs querem em troca de tanta dedicação? A possibilidade de se aproximar e de ser reconhecido pelo ídolo é o que mais encanta os fãs. "Eles ganham a proximidade do ídolo. Os mais ativos acabam se tornando mais presentes. Os ídolos reconhecem mais. Tem essa troca. Tem fã da Dulce (María, cantora mexicana) que foi para o México e que ela recebeu em casa. A mãe da Dulce veio para o Brasil e jantou com os fãs. Então o cara quer estar perto", explicou Mariana Madjarof, assessora da cantora no Brasil.
A possibilidade de ganhar ingressos, participar de eventos fechados com os artistas, visitar o camarim após as apresentações e ter um lugar privilegiado nos shows também são atrativos para os integrantes de fã-clubes.
Para Paloma Andrade de Morais, que preside o Fã Clube Oficial de São Paulo do SPC há dez anos, "o acesso às informações de forma mais rápida e aos sorteios para encontrar o ídolo" foram os temas que a motivaram a integrar um fã-clube.
Fã-clube em parceria com o escritório
Raramente os fã-clubes estão sozinhos. Em grande parte das vezes, algum representante do artista ou do escritório está em contato com eles. Isso facilita para os dois lados.
Para os fãs, é bom ter alguém próximo para ter informações mais precisas. "Quando eles sabem que estaremos em alguma cidade, eles me passam mensagem direto falando 'pelo amor de Deus'. Aí pedem para saber o horário, em qual voo ela vai chegar. Às vezes nem eu sei ainda e já estão querendo", afirmou Débora Martinez, assessora de Viviane Araújo.
Assim como colabora com os fãs, ela e outras assessoras têm a ajuda dos grupos quando precisa. "Uso muito o apoio deles. Eles conseguem efetivamente fazer todas as ações, capas de revistas, programas. Algum tempo atrás, queria levar um artista meu que ainda tinha contrato com o SBT ao programa 'Altas horas', da Globo. Conseguimos isso com a força dos fã-clubes, que levantaram hashtags no Twitter e fizeram campanhas nas redes sociais", contou Mariana Madjarof.
Brigas entre rivais
Se as brigas entre fãs de artistas diferentes é esperada, a entre fã-clubes do mesmo ídolo também é bastante comum. Isso porque não importa quantos membros tem cada grupo, mas sim o barulho que fazem, se têm blog, se atualizam página no Facebook e se são integralmente dedicados ao artista. Isso gera um sentimento comum de qualquer relação: ciúme.
"Entre fãs existe ciúme por uns acharem que têm mais ou menos acesso ao artista através dos sorteios de camarim. Já as brigas entre fãs de outros artistas existem por críticas ao seu ídolo, fazendo ter alguma discussão virtual, cada fã defende o seu ídolo com unhas e dentes", contou Paloma Andrade, do fã-clube do Só pra Contrariar.
Pedro Henrique divide a mesma ideia. "Um quer ser melhor que o outro, postar notícia antes na sua página, outro copia. Então brigas acontecem bastante", contou o presidente do Vivianáticos. E engana-se quem acha que a maior briga dos fãs da atriz seja com os tietes de Gracyanne Barbosa. "Com os da Gracyane nem tanto. Mas com os da Nicole Bahls é demais. Pelas brigas que elas tiveram na 'Fazenda'", explicou.
Talvez a rixa mais famosas entre fãs, dentro e fora das redes sociais seja entre fãs de Ivete Sangalo e Claudia Leitte. A fama de divergências entre os admiradores respinga sempre nas próprias artistas, que já declararam diversas vezes que não há nenhum problema entre elas.
Priscila Cunha, que cuida dos fã-clubes do Só pra Contrariar, tenta minimizar essas discussões entre fãs. "Incentivamos uma base de cadastro única para todos. A ideia é minimizar essa divisão que acaba gerando ainda mais competição e rixas. Mas há sempre a formação de grupos que pensam diferente e que, de alguma forma, procuram conseguir mais espaço que os grupos 'rivais'".
Quando todo mundo ganha
As brigas entre os times é deixada para trás quando um deles investe em ações sociais, como aconteceu recentemente com um dos fã-clubes do Sorriso Maroto. O grupo iniciou uma campanha de doação de sangue e criou uma página no Facebook, atraindo fãs de todos os lados.
Outro momento em que todo mundo ganha e esquece as rixas é quando um artista pede ajuda dos fãs para fazer um novo trabalho. A banda mineira J. Quest contou com a ajuda dos admiradores para produzir a faixa 'Um Grito de Gol'. A canção está disponível na internet.
Outro momento colaborativo é o "Mettalica by Request", projeto em que o grupo de rock homenageia os fãs. Assim, o público fica responsável por escolher 17 das 18 músicas do repertório do show, como vai acontecer na apresentação da banda no dia 22 de março, em São Paulo.
Novas premiações
Em breve haverá uma nova premiação, que conta em partes com o voto popular: o Troféu Imprensa. Mas, sabendo da força dos fãs, a equipe deve minimizar esse efeito de "vencem os que têm mais fãs".
"Sabemos que os fã-clubes são verdadeiros divulgadores, porém (no caso do Troféu Imprensa) nem sempre a decisão vem deles, até porque cada um só pode votar uma única vez. O sistema de segurança bloqueia votos duplicados, ou seja, o voto é válido por cada CPF", informou Elaine Nogueira, diretora do Troféu Imprensa há 14 anos.
Fonte:ig gente: Por Marília Neves
Nenhum comentário:
Postar um comentário