segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

GRAVAÇÃO DVD ACÚSTICO LUAN SANTANA


04/01/2015
Reunimos comentários de alguns dos jornalistas que estiveram presentes na gravação do novo DVD Luan Santana. Confira!
Costuma-se questionar se Luan Santana seria o próximo Roberto Carlos, o próximoFábio Jr. ou, até, o ícone internacional Elvis Presley. Mas na noite desta quarta-feira (17), durante a gravação de seu quarto DVD, Luan mostrou, mais uma vez, que tem uma identidade única e própria. (Marília Neves - iG)
Sabe aquele DVD de ITU, gigantesco, colorido, pop, cheio de efeitos visuais? Então, o novo projeto é exatamente ao contrário, o que é ótimo.
Pela primeira vez em um DVD (foram 3 antes desse), Luan é a única atração. Ele não divide atenção com mega-produções ou incríveis recursos tecnológicos (apesar de uma iluminação invejável). De formato acústico e com a presença de uma orquestra, tudo se resume a Luan e um microfone.

ls0
Com uma linguagem visual dos anos 1960, tanto nas roupas dele, da plateia e no cenário, o projeto foi bastante intimista. Gravado no “Quanta”, um estúdio de fotografia na Vila Leopoldina, em São Paulo, estiveram presentes apenas convidados e fãs sorteados.
Todos ali muito dispostos a colaborar com a gravação, sem invasões de palco e bem obedientes aos pedidos e orientações da diretora Joana Mazzucchelli. (André Piunti - Universo Sertanejo)
O repertório do projeto trouxe muitas supresas interessantes. Além das regravações dos hits mais conhecidos do Luan, a presença de duas músicas chamou a atenção e encerrou um capítulo peculiar da história recente da música sertaneja. Não sei como eles estão hoje em dia, mas não é segredo pra quase ninguém que o Luan Santana se sentiu prejudicado no começo da carreira, quando a dupla João Bosco & Vinícius gravou duas músicas do seu primeiro projeto, e justamente as duas que estavam dando um certo destaque a ele, ainda na fase “Gurizinho”: “Falando Sério” e “Sufoco”. As duas músicas acabaram se tornando dois dos maiores hits da carreira da dupla João Bosco & Vinícius. “Sufoco” inclusive é tida como a música que tirou a música sertaneja da fase universitária e introduziu nela a sonoridade que se vê até hoje. Inclusive havia sido o próprio Dudu Borges o produtor na ocasião. Colocar as duas músicas no repertório deste DVD, no momento em que o Luan é praticamente uma unanimidade, com a carreira absolutamente consolidada, foi uma sacada e tanto e, de certa forma, o golpe de misericórdia do gurizinho. Aliás, a platéia gritou alucinada a palavra “Gurizinho” ao final destas duas canções. (Marcus Vinícius - Blognejo)
lls3
O repertório, sempre o mais importante, foi um bom resumo do que foi o Luan até hoje. Cada vez mais romântico, vide seus sucessos recentes e um provável chamado “Escreve aí”, que abre o DVD, ele resgatou algumas canções famosas de sua própria carreira, como “Você não sabe o que é amor” e “Um beijo”.
As lembranças não pararam por aí: fizeram parte do DVD duas canções gravadas primeiro por Luan, mas que viraram sucesso nas vozes de João Bosco e Vinícius: “Sufoco” e “Falando Sério”.
Outras duas regravações que valem a citação são “Conto de Fadas”, uma ótima canção já gravada por Israel e Rodolffo, e “A Outra”, música que teve bastante repercussão na internet e que fez muita gente conhecer a dupla Thiago e Graciano.
ll4
Elogia-se muito o Luan, de maneira justa, pelo profissionalismo e pelo tamanho que sua carreira atingiu. Ele é o principal artista da geração que promete ter uma das carreiras mais longas e bem sucedidas no país. Além do mais, é muito bem cercado, tem uma equipe muito completa ao seu redor.
Novamente produzido pelo Dudu Borges, Luan gravou o que, na minha opinião (já escrevi outras vezes), faltava à carreira dele: um projeto que fosse só sua cara e sua voz. Acredito que ele tenha acertado mais nesse do que em qualquer projeto já gravado por ele até hoje. (André Piunti - Universo Sertanejo)
Mesmo que seja muito cedo para carimbar esse disco como o melhor de 2015, acho que dificilmente ele deve ser superado. O bom dele ter sido gravado ainda em 2014 é que ele não deve demorar a ser lançado e, por sair nos primeiros meses de 2015, deve ajudar a definir a sonoridade do sertanejo no decorrer do próximo ano. Isso fará dele o trabalho a ser batido no ano que vem. E vai ser de fato muito prazeroso e gratificante ver a galera tentando superar esse disco em termos de qualidade. Sendo esse disco superado ou não em 2015, o ano com certeza vai ser de um nível poucas vezes visto no gênero, disso já dá pra ter certeza. (Marcus Vinícius - Blognejo)
Ainda assim, depois da mega produção do “O nosso tempo é hoje” e este álbum intimista (ao menos aos moldes de Luan), o cantor mostrou que não será o próximo ninguém e, sim, a evolução diária dele mesmo. (Marília Neves - iG)
lls2
*As fotos são do Cadu Fernandes.
___
Músicas tocadas no DVD:
-Escreve aí
-Um beijo
-Chuva de arroz
-O recado
-Eu não merecia isso
-Você não sabe o que é amor
-Atenção
-Cantada
-Amar não é pecado
-Vergonha na cara
-Cê Topa
-Café com Leite
-Falando Sério
-Sufoco
-Meteoro
-A Outra
-Um ser só
-Te Vivo
-Conto de Fadas
-Te Esperando
-Tudo que você quiser
Universo Sertanejo / André Piunti - Blognejo / Marcus Vinícius - iG Sertanejo / Marília Neves

Nenhum comentário:

Postar um comentário