quinta-feira, 3 de maio de 2012
Ivete Sangalo, a rainha das redes sociais
Sai ranking inédito das celebridades brasileiras mais influentes nas redes sociais. Nem Luciano Huck nem Rafinha Bastos estão no topo
Clara Passi (*)
Quando se fala de influência em redes sociais, as aparências enganam. Luciano Huck, cujo número de seguidores é estratosférico, ocupa apenas o 10º lugar. O onipresente Michel Teló, que carrega seu iPhone para todos os lugares do planeta, também não é tão poderoso na web como se pinta. A prova é sua colocação no 8º lugar. É revelador o estudo inédito da agência digital LabPop Content ( www.labpopcontent.com.br ) , uma empresa do Grupo Approach, publicado com exclusividade pela RÁDIO DO MORENO: tira do salto alto um monte de estrelas. A cantora baiana Ivete Sangalo é uma das – honrosíssimas - exceções: cravou a pontuação máxima (100 pontos) no Índice LabPop Content de Influência e garantiu a liderança na lista.
--- Seu trunfo foi a interação intensa com seus seguidores, conteúdo relevante para seu público e novidade todo dia. Rede social parada é perfil morto --- sentencia Mario Marques, diretor executivo da LabPop Content. Ele adverte que o estudo, que durou três meses, indica que um número alto de seguidores/curtidores não necessariamente quer dizer influência.
A metodologia usada pela agência agrega cinco ferramentas de medição de influência com pesos distintos: Klout, TweetLevel, Twitalyzer, PeerIndex eTweet Grader, fechando o foco no Twitter e no Facebook. A pontuação dos pesquisados do ÍndiceLabPop Content de Influência é calculada pela média ponderada sobre a repercussão de cada rede, a relevância e a reverberação do conteúdo postado.
--- O resultado da pesquisa é esclarecedor e fidedigno --- avalia Henrique Serra, analista de pesquisas da LabPop. Confirma a influência incontestável das personalidades geradoras de conteúdo e reafirma a ascensão de outras que utilizam diversificadamente as redes sociais, ramificando sua exposição no ambiente web.
Com postagens em diversos idiomas, como inglês, espanhol e francês, o escritorPaulo Coelho fez 99 pontos no índice e é a segunda celebridade brasileira mais influente, seguido pelo apresentador Marcelo Tas.
A TV é responsável por dois terços dos nomes da lista. Além de Tas e Rafinha Bastos(9º), apresentadores como Angélica (13ª), Ana Maria Braga (14ª) e Regina Casé(15ª) confirmam sua popularidade nas redes sociais. Comandar programas jornalísticos garantiu lugar no ranking para Tiago Leifert (16º), William Bonner (18º) e Glenda Kozlowski (26ª). Até quem não aparece na TV, como o diretor da Globo Boninho (12º) e a novelista Gloria Perez (27ª), conquistou espaço entre os mais influentes.
A cantora Preta Gil (4ª), o ex-jogador Ronaldo (5º) e o craque Neymar (7º), o mais jovem entre todas as celebridades, completam as 10 primeiras posições. Juntos, os 15 homens e as 15 mulheres da lista somam mais de 65 milhões de seguidores noTwitter.
Confira o ranking completo:
1º Ivete Sangalo - 100 pontos
2º Paulo Coelho - 99 pontos
3º Marcelo Tas - 97 pontos
4º Preta Gil - 96,7 pontos
5º Ronaldo - 95,3 pontos
6º Luan Santana - 95,2 pontos
7º Neymar Junior - 94,6 pontos
8º Michel Teló - 94,6 pontos
9º Rafinha Bastos - 94,3 pontos
10º Luciano Huck - 93,5 pontos
11º Claudia Leitte - 93,5 pontos
12º Boninho - 92,7 pontos
13º Angélica - 90,7 pontos
14º Ana Maria Braga - 89,7 pontos
15º Regina Casé - 88,3 pontos
16º Tiago Leifert - 88,2 pontos
17º Serginho Groisman - 87,8 pontos
18º William Bonner - 87,7 pontos
19º Carolina Dieckmann - 87,2 pontos
20º Bruno Gagliasso - 86 pontos
21º Giovanna Antonelli - 85,8 pontos
22º Adriane Galisteu - 85,7 pontos
23º Marcelo Adnet - 84,7 pontos
24º Eike Batista - 84,6 pontos
25º Luciana Gimenez - 84,3 pontos
26º Glenda Kozlowski - 83,8 pontos
27º Gloria Perez - 83,7 pontos
28º Sabrina Sato - 83,2 pontos
29º Dani Calabresa - 83,2 pontos
30º Maria Rita - 83 pontos
(*) Clara Passi, jornalista, é colaboradora da " Rádio do Moreno"
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário