quarta-feira, 20 de maio de 2015

Os 10 mais do YouTube e algumas considerações


20/05/2015
O YouTube fez 10 anos e divulgou uma lista dos 10 vídeos mais vistos no Brasil em sua primeira década.
Bacana, lista é algo que sempre funciona, sempre dá repercussão.
Importante, no entanto, é entender as posições para que não se saia tirando conclusões equivocadas por aí.
01 – Galinha Pintadinha – Pintinho amarelinho 
02 – Justin Bieber – Baby ft. Ludacris
03 – Luan Santana – Tudo que você quiser
04 – Anitta – Show das poderosas
05 – Henrique e Juliano – Cuida bem dela
06 – Psy – Gangnam Style
07 – Kate Perry – Dark Horse ft. Juicy J
08 – Michel Teló – Ai se eu te pego
09 – Marcos e Belutti – Domingo de manhã
10 – Lucas Lucco – Mozão
-A primeira constatação é que os grandes hits YouTube foram promovidos por jovens. O público alvo de praticamente todos da lista é jovem, com exceção do líder, sucesso-fenômeno infantil.
-Naturalmente, vídeos musicais mais recentes levam vantagem (estou falando de sertanejos, mas deve servir para todos os gêneros). Afinal, 10 anos atrás a internet não estava nas casas e nos celulares de tanta gente. Um próximo sucesso de Henrique e Juliano, só para citar um dos artistas relacionados no Top10 divulgado, provavelmente vai superar “Cuida bem dela”. O costume de ouvir música online e a facilidade cada dia maior de conexão, fazem com essa conclusão seja bem óbvia.
-Reforçando um pouco a ideia acima, a música “Tudo que você quiser”, a canção brasileira mais ouvida nos 10 anos do YouTube, não é o maior sucesso de Luan, mas foi uma canção com grande destaque que surgiu em um momento extremamente propício. Fosse “Te Vivo” lançada na mesma época, com sua força nas rádios e seu clipe de grande apelo, talvez Luan surgisse até alguma posição a frente.
-Outro ponto no qual vale reparar é a colocação de Michel Teló. O vídeo dele foi quase três vezes mais visto que o líder da lista, o “Pintinho Amarelinho” da série “Galinha Pintadinha”, mas o ranking apresenta vídeos mais vistos em território brasileiro. Conclui-se, então, que “Ai se eu te pego” foi visto mais vezes lá fora do que aqui dentro.
Fica clara, também, uma lição bem básica, mas com a qual muitos escritórios teimam. Ao lançar uma canção na rádio ou em sites de download sem promover um vídeo oficial, mesmo que seja um lyric ou uma montagem com fotos, perde-se muito. Se a intenção for a de soltar um vídeo da música, que se lance tudo junto, como foi feito recentemente com “Escreve aí”, do Luan. Se não for rolar clipe, que se crie um vídeo oficial.
Deixar a coisa a andar para depois tentar criar um link “oficial”, só divide os acessos. Para quem se importa em estar sempre nas cabeças quando saem listas de grande repercussão como essa (por acaso alguém não se importa?), alguns detalhes não podem passar em branco (não sei se o YouTube juntou dados de vídeos postados em páginas não-oficiais, mas mesmo que tenha feito isso, muitos dados perdem-se no caminho).
Fonte: universo sertanejo

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